Explorando a idéia de interoperabilidade entre Cardano

Explorando a idéia de interoperabilidade entre Cardano e Litecoin

Durante o último webinar da Série Litening, os chefes da Fundação Litecoin exploraram a idéia de introduzir a interoperabilidade entre a Cardano e a Litecoin. David Schwartz, diretor do projeto da Litecoin Foundation, disse que era importante gerar o máximo de conversa sobre esta idéia, pois ter uma ponte Crypto Genius entre a Litecoin e a Cardano não beneficiaria apenas as duas correntes de bloqueio, mas toda a indústria de criptografia.

Uma forte iniciativa para fazer da Litecoin a primeira cadeia de blocos com os quais a Cardano pode interagir

Preparado para introduzir a funcionalidade token nativo com Goguen, Cardano já deu grandes passos para se tornar uma das primeiras correntes de bloqueio na indústria de criptografia a impulsionar ativamente a interoperabilidade entre as cadeias. No entanto, uma corrente muito mais forte empurrando na direção da introdução de pontes de cadeias de blocos parece estar vindo da Litecoin.

Devido a seu preço relativamente estável e a um processo de desenvolvimento em sua maioria sem dramáticos, a Litecoin é freqüentemente deixada de fora da conversa quando se fala em romper limites na indústria. Mas, se o último empurrão vindo das vozes mais influentes da comunidade se tornar realidade, colocará a Litecoin na vanguarda da inovação criptográfica.

A idéia de criar uma ponte em cadeia entre a Litecoin e uma outra cadeia de blocos não é uma nova e independente equipe de pesquisa que implementou tais pontes em testes. Entretanto, não havia uma idéia unificada do que essas pontes iriam conectar até recentemente, quando surgiu a idéia de uma parceria com Cardano.

De acordo com David Schwartz, diretor do projeto na Litecoin Foundation, a idéia de introduzir uma ponte entre Cardano e Litecoin foi discutida já em julho, quando Charles Hoskinson, o CEO da IOHK, chegou a Charlie Lee, o criador da Litecoin. Na época, eles contemplaram a implementação de um garfo de veludo como uma forma de conectar as duas correntes de bloqueio, o que ambos os fundadores pareciam ter apoiado.

Depois que Hoskinson e Lee estabeleceram uma fundação forte, o resto da comunidade Litecoin, liderada pela Litecoin Foundation, poderia então continuar a desenvolver a idéia. Schwartz discutiu este processo durante o webinar da Série Litecoin na semana passada, quando se reuniu com Jay Milla, diretor de marketing da Litecoin Foundation, e Dionysis Zindros, um pesquisador de cadeias de bloqueio na Universidade de Atenas.

Ele disse que faz um mês desde que a Litecoin Foundation começou a empurrar a idéia de interoperabilidade entre cadeias com Cardano para a comunidade Litecoin. E enquanto a idéia ainda está em sua infância, Schwartz observou que era importante „gerar o máximo de conversa possível sobre isto“, pois um projeto dirigido pela comunidade como este precisa de uma participação significativa da comunidade.

Unindo Litecoin e Cardano com um garfo de veludo

O fato de que a idéia de uma parceria Cardano-Litecoin ainda está em sua infância não significa que não seja apoiada pela ciência dura e fria. Zindros explicou que a maioria, se não todos os detalhes técnicos sobre a ponte em cadeia já estão lá, experimentados e testados em outros sistemas e prontos para serem implantados.

Ele disse que Cardano e Litecoin podem se conectar implementando um garfo de veludo à Litecoin para que a cadeia de blocos possa adotar os NIPoPoWs. Enquanto o conceito de NIPoPoWs é bem conhecido na indústria de criptografia, os garfos de veludo ainda não foram incorporados à corrente de blocos.

De acordo com Zindros, em termos de intensidade do garfo, um garfo de veludo é muito mais macio e mais macio do que um garfo macio. Uma leve variação nos blocos produzidos pelos mineiros, os garfos de veludo são usados para introduzir novas características a uma cadeia de blocos que não quer passar por uma mudança maciça trazida tanto pelos garfos duros quanto pelos macios.